quinta-feira, 28 de abril de 2011

A ÚLTIMA luz no fim do túnel...

 Ok, mentira, não é a última. hahahaha Mas é um caminho. Para que? Para a recuperação de solos contaminados! E é sobre isso nosso post de hoje ;D


Planta capaz de viver em locais contaminados mostra caminho para recuperar solos
A concentração excessiva de metais nos solo representa riscos para a saúde humana, animal e vegetal, e também para o ambiente em geral. A contaminação do solo com metais tóxicos geralmente é resultado de atividades humanas, especialmente aquelas relacionadas à mineração, emissões industriais, descarte ou vazamento de resíduos industriais, uso de adubos, fertilizantes e pesticidas, etc. Em razão do potencial tóxico e alta persistência dos metais, solos poluídos com estes elementos são um problema ambiental que requer uma solução efetiva.
Uma das tecnologias que estão sendo aplicadas para buscar a solução deste problema é a fitoextração. A fitoextração é uma tecnologia emergente para despoluição de solos contaminados por metais pesados que usa plantas para transferir metais do solo para a parte aérea, a qual pode ser removida da área poluída. O principal objetivo da fitoextração é reduzir a concentração de metais em solos contaminados dentro de um período de tempo razoável. O processo de extração depende da capacidade que as plantas selecionadas têm de crescer e acumular metais sob condições específicas de clima e solo do local que está sendo tratado.

...

Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/A38plantasolo.htm *Se quiser saber mais sobre o assunto, continua no site ;)


 Boa noite pessoal.

@veh_araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário