domingo, 3 de abril de 2011

NUCLEAR NÃO! RENOVÁVEL SIM!

Dia 18 de março o Greenpeace protestou em frente ao Palácio do Planalto contra os investimentos em energia nuclear no Brasil, pedindo a presidente Dilma que suspendesse a construção de Angra III. No protesto os ativistas mostraram fotos bem chocantes das consequências que a explosão de Chernobyl causou a milhares de pessoas.
É claro que, tragédias como essas não são comuns, mas quando acontecem trazem à tona os perigos da energia nuclear. O Japão, por exemplo, além das consequências do terremoto e da tsunami, ainda têm de se preocupar com a contaminação radioativa, que segundo a Tokyo Eletric Power, empresa responsável pela gestão da central atômica, já atingiu um lençol freático localizado 15 metros abaixo da usina nuclear, onde a radioatividade está com um nível 10000 vezes acima do permitido, e atingiu também o mar.
Governos de vários países já se manifestaram contrários a investimentos nesse tipo de energia. Rússia, Bélgica, Suíça e Estados Unidos estão repensando seus projetos nucleares. O governo chinês suspendeu os investimentos em novas usinas. E a chanceler alemã, Ângela Merkel, deu a declaração mais contundente: aposentar imediatamente sete usinas. Resta esperar e resposta do governo brasileiro, e aqui fica a pergunta: você é contra ou a favor da energia nuclear?

 Vanessa Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário