sábado, 7 de maio de 2011

Música a favor do meio ambiente


Oi galera,eu aqui, @MandyPaloschi, vim aqui falar sobre as bandas que colaboram e fazem muito pelo meio ambiente, inspirado no site do SWU, eu vou citar algumas bandas que fazem a sua parte e divulgam esse trabalho:


Dave Matthews Band


Gerou 18 mil toneladas de CO2 - equivale a 58 milhões de quilômetros rodados por um carro. Em 2002, a banda decidiu neutralizar todas as emissões causadas desde 1991. Auxiliou na construção da Rosebud Wind Turbine, a primeira turbina de vento de grande escala nos EUA.  É uma das bandas que encabeça um movimento informal conhecido como "greening the tour", "deixando a turnê mais verde". Em 2010, a turnê de verão deles contou com o apoio da ONG FilterForGood, onde incentivaram os fãs a reutilizarem suas garrafas de água, dando a infraestrutura e o apoio necessários.


Linkin Park


Depois do Tsunami, a banda formou em 2005 a ONG Music for Reliefe, dedicada a auxilixar vítimas de catástrofes naturais. A ONG também apoia programas ambientais para ajudar na prevenção e diminuição de futuras catástrofes naturais. Cerca de 810 mil árvores foram plantadas para ajudar a reduzir o aquecimento global em uma de suas campanhas.
Coldplay
Em 2002, a banda contratou uma empresa para plantar 10 mil mangueiras em Karnataka, na Índia. A ideia, na época, era neutralizar a poluição gerada na produção e distribuição de seus CDs. Já em 2009, durante a turnê “Viva la Vida”, Chris Martin e cia. promoveram o primeiro show com carbono neutro na região de Abu Dabi, nos Emirados Árabes. O governo local não apenas destacou os acontecimentos sustentáveis do evento, mas utilizou o momento para chamar a atenção de todos para os problemas ambientais do Oriente Médio.


Jack Johnson


O músico tem uma forte ligação com o mundo do surf (é amigo de esportistas, como Kelly Slater) e a preocupação com o meioambiente acaba sendo inevitável. Em 2008, por exemplo, ele neutralizou 1.450 toneladas de CO2. Além disso, contribui financeiramente na preservação de uma área na Amazônia peruana. O envolvimento do músico é tão grande com essa questão que fundou, no Havaí, uma ONG que apoia a educação ambiental, a Kokua Hawai’i Foundation. O site oficial de Jack Johnson tem também uma área dedicada apenas ao greening.


Pearl Jam


A banda é ativista ambientalmente e não esconde isso. Nas últimas turnês mundiais neutralizou as emissões de carbono ao criar uma reserva ambiental em Madagascar. Os discursos nos palcos e na TV sempre buscam conscientizar os fãs, assumindo esse papel de “Já que nos ouvem, vamos falar o que precisa ser dito”. Recentemente, o guitarrista assumiu em uma entrevista que a banda é mais do que os músicos, é um negócio, um empreendimento. Dessa forma, investem dinheiro, tempo e recursos na preservação do planeta. Dentro do site deles há uma área, por exemplo, dedicada a conscientizar os fãs na questão dos oceanos. Aproveitando o gancho da música “Oceans”, indicam como cada um pode se envolver para salvar e preservar os oceanos. Em outra área, na do blog, publicaram um post para o Dia de Ação de Graças do ano passado, dando 10 dicas de como presentear o próximo e construir um bem maior, em comum. Assim é o Pearl Jam, que cedeu o uso da música “Just Breathe” para a campanha.


Radiohead


Por exigência da banda, todos os palcos de seus shows têm uma preocupação ambiental. A cenografia é feita com material reciclado e a iluminação baseia-se em microlâmpadas que consomem 10% da energia das convencionais. Em algumas turnês, a banda envia seus equipamentos por navio, para poupar o tráfego aéreo e diminuir a emissão de gases poluentes. Além disso, o último álbum, “In Rainbows”, foi disponibilizado antes na internet para download, sendo que os fãs podiam pagar o valor que quisessem, diminuindo a quantidade de CDs e o gasto de matéria-prima na impressão desses. Por essas e outras, foram eleitos pelo Planet Green (movimento sustentável liderado pela Discovery Communications) como um dos destaques no cenário musical, preocupados com o bem do planeta.


Fontes: www.swu.com.br
          www.ibflorestas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário