quarta-feira, 1 de junho de 2011

ABALOS SÍSMICOS CAUSAM UMA SUCESSÃO DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NO SISTEMA DE ORIENTAÇÃO TERRESTRE

(...)

O devastador terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que abalou nesta sexta-feira o Japão pode ter deslocado em quase 10 centímetros o eixo de rotação da Terra, segundo um estudo preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália.

O INGV, que desde 1999 estuda os diversos fenômenos sísmicos registrados na Itália, explica em uma nota que o impacto do terremoto do Japão sobre o eixo da Terra pode ser o segundo maior de que se tem notícia.

"O impacto deste fato sobre o eixo de rotação foi muito maior que o do grande terremoto de Sumatra de 2004 e provavelmente é o segundo maior, atrás apenas do terremoto do Chile de 1960", diz o comunicado.

Cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa), afirmam que o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile em 1960 pode ter reduzido a duração dos dias na Terra. Os cientistas calculam que o abalo sísmico deve ter movido o eixo do planeta (o eixo imaginário sobre o qual a massa da Terra se mantém equilibrada) por 2,7 milisegundos (cerca de 8 centímetros ). Esse eixo da Terra não é o mesmo que o eixo norte-sul.


O Terremoto no Japão foi tão intenso que de fato mudou o Eixo da Terra em 25 Centimetros. O que isto acarretaria?. Os especialistas em Geofísica afirmam que estes abalos podem sim causar alterações no planeta (sem pânico, nem alarmismos por favor). Afirmam também que a sucessão de abalos sísmicos de grandes proporções nos últimos três séculos deslocaram para Oeste o ponto de referência que era representado até então pelo Meridiano de Greenwich.

O Meridiano de Greenwich é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Foi estabelecido por Sir George Biddell Airy em 1851. Definido, por acordo internacional em 1884, como o primeiro meridiano, serve de referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários.

Fonte: http://torres-rs.tv/site/pags/rgsul_midia_jornalismo2.php?id=909%22


 Até mais pessoal.

 @veh_araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário